A linha iPhone 17, esperada para setembro de 2025, deve contar com telas com mais de 60 Hz em todas as versões — básica, Pro e a possível estreante Slim. Atualmente, apenas a variante Pro conta com a tela ProMotion, que pode exibir imagens com taxa de atualização entre 1 Hz e 120 Hz.
A informação mais recente a este respeito vem do vazador Digital Chat Station, que afirma ter acesso a materiais da cadeia de suprimentos. Em publicação na rede social Weibo, bastante usada na China, o leaker afirma que o iPhone 17 padrão terá uma taxa de atualização maior que os 60 Hz atuais, sem mencionar qual será esta taxa, nem se ela será variável ou não.
Não é a primeira vez que uma pessoa com conhecimento de informações internas da Apple antecipa que o iPhone 17 básico finalmente receberá este recurso. O analista Ross Young afirmou, em setembro de 2024, que tanto o iPhone 17 padrão quanto o iPhone 17 Air (modelo mais fino que deve estrear em 2025, também chamado de Slim) terão telas ProMotion de 120 Hz.
Tela de 60 Hz é ponto fraco do iPhone básico
Taxa de atualização de tela é uma medida de quantas vezes a imagem é atualizada por segundo, representada pela unidade Hertz (Hz). Monitores convencionais, TVs e smartphones básicos costumam contar com displays de 60 Hz — que são capazes de exibir 60 quadros por segundo, portanto.
Taxas de atualização maiores deixam vídeos e animações mais fluídos, além de ajudar a reduzir “borrões” em objetos em movimento. Por isso, telas com mais de 60 Hz são indicadas para jogos.
O primeiro smartphone da Apple com taxa de atualização de tela maior que 60 Hz foi o iPhone 13 Pro/Pro Max, de 2021 — ele veio com a tela ProMotion capaz de ir de 1 Hz a 120 Hz. Desde então, apenas a linha mais cara conta com esta tecnologia — o modelo básico se mantém nos 60 Hz.
Esta escolha da Apple é bastante criticada. Já faz alguns anos que até modelos baratos de concorrentes contam com telas que vão além deste número. O Galaxy A04s e o Moto E22s de 2022, por exemplo, já entregavam 90 Hz.
Com informações: MacRumors, 9to5Mac